VERSOS DO ARAGUAIA

A LITERATURA DE CORDEL COMO REFLEXÃO DA HISTÓRIA E CULTURA REGIONAL

  • Danilaura Gama dos Santos UNIVAR
  • Islane Souza Pereira
  • Valéria Ramos dos Santos
Palavras-chave: Comunidade escolar, Identidade cultural, Interdisciplinaridade, Literatura de cordel

Resumo

O presente relato vem apresentar o desenvolvimento do projeto "Versos do Araguaia" no Centro Municipal de Educação Básica Federico Toscani em Barra do Garças - MT. O projeto destaca a literatura de cordel como uma valiosa manifestação cultural que espelha a história e a identidade da Região do Vale do Araguaia. A iniciativa envolveu alunos do 4º e 5º ano do CMEB Federico Toscani em atividades que promoveram uma análise crítica do cordel, integrando disciplinas como Língua Portuguesa, História, Ciências, Arte e Geografia. A interdisciplinaridade presente no projeto enriqueceu a aprendizagem, permitindo que os alunos vissem as conexões entre diferentes saberes. Os estudantes foram estimulados a produzir cordéis que ilustravam a cultura, a fauna e a flora locais, refletindo sobre temas pertinentes a suas realidades. A abordagem metodológica incluiu leituras, debates e pesquisas, culminando em uma exposição cultural que engajou a comunidade escolar e as famílias, ressaltando a relevância da participação dos familiares no processo educativo. A literatura de cordel se configura como um espaço de resistência cultural, possibilitando que vozes marginalizadas sejam ouvidas e questões sociais sejam abordadas. A exposição não apenas destacou as criações dos alunos, mas também fortaleceu os laços entre a escola e a comunidade. O projeto contribuiu para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes, fundamentado por autores como Fernandes (2020), Pereira (2018), Silva (2019), Costa (2019), Oliveira (2021) e Martins (2022).

Publicado
2025-06-16
Seção
Ciências Humanas