BARRA DO GARÇAS
APRENDENDO E CELEBRANDO NOSSA HISTÓRIA
Resumo
Este relato de experiência apresenta o desenvolvimento e os resultados de um projeto interdisciplinar realizado com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental no Centro Municipal de Educação Básica Professora Elizabeth Sanchez Lacerda, localizado em Barra do Garças, Mato Grosso. O projeto foi concebido em comemoração ao 76º aniversário da cidade, com o propósito de aproximar os alunos de sua história, cultura e identidade local, tendo o hino municipal como recurso pedagógico central. A abordagem interdisciplinar envolveu a integração de conteúdos de história, língua portuguesa e artes, proporcionando aos alunos uma vivência pedagógica rica em estímulos à leitura, interpretação, e expressão oral e escrita. As atividades propostas, que incluíram análise de textos históricos, produções artísticas e rodas de conversa, culminaram em uma apresentação final destinada à comunidade escolar. Essa experiência pedagógica contribuiu significativamente para o fortalecimento do senso de pertencimento e da identidade cultural dos alunos, promovendo o engajamento com o patrimônio histórico e cultural de sua cidade.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.