BARRA DO GARÇAS
UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA EM SEU 76º ANIVERSÁRIO
Resumo
O projeto interdisciplinar "Barra do Garças: Um Olhar Multidisciplinar sobre a História e Cultura", desenvolvido com alunos do 5º ano do CMEB Waldiza Rêgo Flores Lopes, integrou atividades de leitura, interpretação textual e matemática para explorar a história e os atrativos turísticos do município, além de geografia, com a localização da cidade no estado e no país, e história, abordando a formação e o desenvolvimento local ao longo do tempo. Para tornar o ensino mais dinâmico, os professores utilizaram a Inteligência Artificial na criação de materiais, incluindo o poema "Barra do Garças, Região de Encantos". A metodologia envolveu análise de imagens históricas, debates sobre fatos locais e resolução de problemas matemáticos contextualizados. Os resultados evidenciaram um aprendizado significativo, com maior valorização da cultura local, desenvolvimento da oralidade e fortalecimento da autoestima dos alunos. A interdisciplinaridade permitiu conexões entre diferentes áreas do conhecimento, tornando o ensino mais envolvente. Além disso, o contato com as belezas naturais de Barra do Garças despertou a conscientização ambiental dos estudantes. O projeto demonstrou a importância de metodologias inovadoras no ensino, promovendo um aprendizado significativo e contextualizado.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.