BARRA DO GARÇAS

UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA EM SEU 76º ANIVERSÁRIO

  • Ana Paula dos Santos Rêgo Silva
  • Joyce Sales Longuinho
  • Leda Victor de Oliveira
  • Luciene Inácio Rodrigues
  • Vanessa Moreira Victor Oliveira Secretaria Municipal Meio Ambiente
Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Cultura local, Interdisciplinaridade, Oralidade, Preservação ambiental

Resumo

O projeto interdisciplinar "Barra do Garças: Um Olhar Multidisciplinar sobre a História e Cultura", desenvolvido com alunos do 5º ano do CMEB Waldiza Rêgo Flores Lopes, integrou atividades de leitura, interpretação textual e matemática para explorar a história e os atrativos turísticos do município, além de geografia, com a localização da cidade no estado e no país, e história, abordando a formação e o desenvolvimento local ao longo do tempo. Para tornar o ensino mais dinâmico, os professores utilizaram a Inteligência Artificial na criação de materiais, incluindo o poema "Barra do Garças, Região de Encantos". A metodologia envolveu análise de imagens históricas, debates sobre fatos locais e resolução de problemas matemáticos contextualizados. Os resultados evidenciaram um aprendizado significativo, com maior valorização da cultura local, desenvolvimento da oralidade e fortalecimento da autoestima dos alunos. A interdisciplinaridade permitiu conexões entre diferentes áreas do conhecimento, tornando o ensino mais envolvente. Além disso, o contato com as belezas naturais de Barra do Garças despertou a conscientização ambiental dos estudantes. O projeto demonstrou a importância de metodologias inovadoras no ensino, promovendo um aprendizado significativo e contextualizado.

Publicado
2025-06-16
Seção
Ciências Humanas