Educação especial e inclusiva

estudos de caso em escolas da cidade de Bom Jardim de Goiás (GO)

Palavras-chave: Educação especial, Educação inclusiva, Inclusão escolar, Necessidades especiais

Resumo

Com intuito de transpor os valores da educação tradicional, a educação especial e inclusiva surge com objetivo de formular novas políticas e reorganizar o processo de aprendizagem, visando uma educação igualitária. Objetivou-se nesse estudo, investigar o contexto da educação especial e inclusiva em escolas da cidade de Bom Jardim de Goiás (GO), verificar, por meio de estudo de caso, como acontece na prática, a educação especial e inclusiva nessas escolas e verificar se os recursos disponíveis são adequados e se os profissionais são preparados para a realização da aprendizagem especial. A pesquisa foi realizada mediante preenchimento de questionário por parte dos profissionais responsáveis pelos alunos especiais, focos da pesquisa. Foi possível observar que a educação especial e inclusiva acontece de fato na prática nas escolas analisadas, com qualidade, eficiência e competência dos gestores educacionais, mas necessita de adequações da estrutura escolar para se alcançar melhores resultados de aprendizagem.

Publicado
2021-04-05
Seção
Ciências Humanas