APLICAÇÃO DE Azospirillum brasilense EM Brachiaria ruziziensis ASSOCIADO A DIFERENTES FONTES DE NUTRIENTES

  • Emerson Lemos de Moraes
  • Jônatas Neves de Castro
Palavras-chave: Gramíneas, Sementes, Produtividade em pastagens

Resumo

A bovinocultura de corte e leite brasileira tem como base alimentar a pastagem natural. A produção de pastagem é extremamente necessária para manutenção do gado em pasto, e o desempenho das forrageiras deve suprir a alta demanda na produção/ criação de animais a pasto (VIEIRA, 2018).

De acordo com Schulte (2019), o rendimento do gado em pasto está diretamente ligado ao uso racional das forrageiras na alimentação animal, garantindo alimento de boa qualidade em quantidade suficiente para saciar o gado e sua demanda por nutrientes para ganho de peso. Para que isso ocorra, depende, necessariamente, de investir, em forragem de qualidade, principalmente de gramíneas e leguminosas (BORGHI, 2018).

Gramíneas dos gêneros Brachiaria, Panicum, Cynodon foram inseridas em sistemas de pastagem graças aos seus atributos nutricionais e sua propensão satisfatória de valor nutricional (PACIULLO e MIRANDA, 2019). As plantas do gênero Brachiaria ssp. Constitui a maioria da área de pastos cultivados no Brasil, todavia, a Brachiaria ruziziensis não é muito difundida, todavia seu benefício é ofertar melhor valor nutricional, e uma eficiente cobertura do solo (GUSMÃO, GOMES E PACIULLO, 2019).

 Diante as alternativas para elevar a produção de folhagem na cultura, estão o uso de bactérias estão sendo introduzidas com este objetivo. Souza et al. (2016) explica que, para potencializar sua produção e amortizar os custos, haja vista que, a adubação química exige um alto investimento, estudiosos estão utilizando fixação simbióticas para fixação de nitrogênio. Dessa forma as forragens cultivadas, como as gramíneas, necessitam de uma fonte para a reposição do N (química ou biológica), para produzir anualmente e ofertar nutrição aos bovinos (COSTA et al., 2019).

Na busca por sustentabilidade, o uso de microrganismos como a Azospirillum brasilense, não somente reduz os custos operacionais e de insumos no manejo das pastagens, mas também evita a contaminação do solo pela adubação química, pois a bactéria A. brasilense transforma o N atmosférico em N assimilável para a planta (CRUZ, 2019). E, além disso, produz hormônios capazes de suprir necessidades nutricionais, e ainda, retarda o envelhecimento dos tecidos das plantas, tornando-a perene (KUHSLER JR, 2019).

O objetivo do presente trabalho foi avaliar o crescimento e desenvolvimento de Brachiaria ruziziensis em diferentes fontes de nutrientes associadas ao Azospirillum brasilense.

Biografia do Autor

Emerson Lemos de Moraes

Acadêmico do curso de bacharel em Agronomia do Centro Universitário do Vale do Araguaia.

Jônatas Neves de Castro

Professor Msc. Orientador do Centro Universitário do Vale do Araguaia.

Publicado
2020-11-27