Tipos de pinos intrarradiculares
Uma revisão de literatura
Resumo
Todo elemento dentário que é tratado endodonticamente e há uma perda de estrutura coronária muito grande, necessitam de pinos intrarradiculares para uma maior retenção e estabilidade da prótese ou de uma restauração coronária e para restabelecimento da estética e função . Atualmente, há vários tipos de pinos intrarradiculares, tais como, pinos com a técnica direta como os pinos fundidos, e os pinos com a técnica indireta pré-fabricados que podem ser não estéticos ( compostos de carbono ) e estéticos ( pinos de fibra de vidro, pinos de zircônia, e pinos de quartzo), sendo os mais utilizados pinos fundidos e os pinos pré-fabricado de fibra de vidro, ressaltando que cada um deles tem sua respectiva técnica de instalação e indicação (NOHATTO, 2017) .
De acordo com a literatura, há vários fatores responsáveis por influenciar na seleção dos pinos intrarradiculares, dentre eles são : comprimento da raiz, largura da raiz, anatomia dentária, configuração do canal, quantidade da porção coronária, força de torção, estresse, design do pino, material do pino, compatibilidade dos materiais, capacidade de adesão, retenção do núcleo, reversibilidade, estética e material da coroa .
A quantidade de estrutura coronária remanescente é determinante na seleção do pino e influencia o prognóstico do tratamento. Pinos anatômicos são os únicos que reforçam a estrutura dentária. Ambos os tipos de pino, metálico fundido e de fibra de vidro, apresentam ótimos resultados clínicos quando bem indicados (NOHATTO, 2017).
O pino ideal deveria ter os seguintes critérios: propriedades físicas similares às da dentina, máxima retenção com mínima remoção de dentina, propriedades mecânicas e estética. Por outro lado, outros autores referem-se que ainda não existe o que seria chamado de pino ideal (MAZARO, 2013).
O objetivo deste trabalho é revisar a literatura, a cerca dos tipos de pinos intra canais, comparando os tradicionais núcleos metálicos fundidos, com os mais recentes pinos pré-fabricados. Analisando o uso e indicações dos retentores intrarradiculares, os fatores predominantes para seleção do pino intrarradicular, destacando as vantagens e desvantagens dos pinos intrarradiculares existentes.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.