Tipos de pinos intrarradiculares

Uma revisão de literatura

  • Wanessa de Oliveira Gomes
  • José Alvez Diniz Neto
Palavras-chave: Retentores intrarradiculares, Pino metálico fundido, Pino fibra de vidro

Resumo

Todo elemento dentário que é tratado endodonticamente e há uma perda de estrutura coronária muito grande, necessitam de pinos intrarradiculares  para uma maior retenção e estabilidade da prótese ou de uma restauração coronária e para restabelecimento da estética e função . Atualmente, há vários tipos de pinos intrarradiculares, tais como, pinos com a técnica direta como os pinos fundidos, e os pinos com a técnica indireta pré-fabricados que podem ser não estéticos ( compostos de carbono ) e estéticos ( pinos de fibra de vidro, pinos de zircônia, e pinos de quartzo), sendo os mais utilizados pinos fundidos e os pinos pré-fabricado de fibra de vidro, ressaltando que cada um deles tem sua respectiva técnica de instalação e indicação (NOHATTO, 2017) .

De acordo com a literatura, há vários fatores responsáveis por influenciar na seleção dos pinos intrarradiculares, dentre eles são : comprimento da raiz, largura da raiz, anatomia dentária, configuração do canal, quantidade da porção coronária, força de torção, estresse, design do pino, material do pino, compatibilidade dos materiais, capacidade de adesão, retenção do núcleo, reversibilidade, estética e material da coroa .

A quantidade de estrutura coronária remanescente é determinante na seleção do pino e influencia o prognóstico do tratamento.  Pinos anatômicos são os únicos que reforçam a estrutura dentária. Ambos os tipos de pino, metálico fundido e de fibra de vidro, apresentam ótimos resultados clínicos quando bem indicados (NOHATTO, 2017).

O pino ideal deveria ter os seguintes critérios: propriedades físicas similares às da dentina, máxima retenção com mínima remoção de dentina,  propriedades mecânicas e estética. Por outro lado, outros  autores referem-se que ainda não existe o que seria chamado de pino ideal (MAZARO, 2013).

O objetivo deste trabalho é revisar a literatura, a cerca dos tipos de pinos intra canais, comparando os tradicionais núcleos metálicos fundidos, com os mais recentes pinos pré-fabricados. Analisando o uso e indicações dos retentores intrarradiculares, os fatores predominantes para seleção do pino intrarradicular, destacando as vantagens e desvantagens dos pinos intrarradiculares existentes.

Biografia do Autor

Wanessa de Oliveira Gomes

Acadêmico do curso de Odontologia

José Alvez Diniz Neto

Docente orientador no Centro Universitário do Vale do Araguaia

Publicado
2020-11-28