INSTAGRAM E O INCENTIVO À LEITURA NA CONTEMPORANEIDADE
Revisão bibliográfica sobre o fenômeno chamado bookgram
Resumo
Há, no Instagram, um segmento conhecido como bookgram, cujos perfis falam sobre literatura, discutem temáticas recorrentes nos livros e incentivam a leitura. O objetivo deste trabalho foi conhecer as pesquisas mais recentes acerca desse tema. A metodologia aplicada foi um levantamento bibliográfico seguido de revisão de publicações localizadas pelo Portal de Periódicos Capes. Os resultados obtidos mostraram que o Instagram é uma ferramenta essencial para a difusão da literatura, por conter recursos didáticos e pedagógicos. Desse modo, além do uso visando à disseminação literária, pode servir como uma alavanca para o mercado editorial, mantendo o aumento do número de leitores.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.