INSTAGRAM E O INCENTIVO À LEITURA NA CONTEMPORANEIDADE

Revisão bibliográfica sobre o fenômeno chamado bookgram

Palavras-chave: literatura contemporânea, mídias digitais, redes sociais, formação de leitores, levantamento bibliográfico

Resumo

Há, no Instagram, um segmento conhecido como bookgram, cujos perfis falam sobre literatura, discutem temáticas recorrentes nos livros e incentivam a leitura. O objetivo deste trabalho foi conhecer as pesquisas mais recentes acerca desse tema. A metodologia aplicada foi um levantamento bibliográfico seguido de revisão de publicações localizadas pelo Portal de Periódicos Capes. Os resultados obtidos mostraram que o Instagram é uma ferramenta essencial para a difusão da literatura, por conter recursos didáticos e pedagógicos. Desse modo, além do uso visando à disseminação literária, pode servir como uma alavanca para o mercado editorial, mantendo o aumento do número de leitores.

Biografia do Autor

Elena Fiorin, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduanda em Letras: Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisadora do Programa Integrado de Iniciação Científica (PIC/PUC-Campinas). Bolsista do Fundo de Apoio à Iniciação Científica (FAPIC/PUC-Campinas). Membro do grupo de pesquisa Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens).

João Paulo Hergesel, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutor em Comunicação (UAM), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (Uniso). Membro do grupo de pesquisa Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens).

Publicado
2023-12-20
Seção
Ciências Humanas