ESTUDANTE TDAH COM TRANSTORNO OPOSITOR E SUA INCLUSÃO
Resumo
O presente artigo tem por finalidade apontar os resultados da pesquisa sobre o aluno TDAH com transtorno opositor e sua inclusão no 1º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamentalem que, foi realizada em escola da rede municipal de Barra do Garças-MT. O objetivo geral constituiu em compreender a interferência do comportamento do aluno TDAH com transtorno opositor em sua aprendizagem, e para isso, utilizou-se a pesquisa exploratória de abordagem qualitativa por ser possível ao pesquisador entender o comportamento das pessoas observadas, bem como obter dados reais do problema. Os procedimentos utilizados também foi a pesquisa bibliográfica em obras que analisam o tema e pesquisa campo que possibilitou a coleta e análise dos resultados obtidos. A entrevista semiestruturada veio apoiar no esclarecimento das informações conferindo-as um melhor entendimento. Tendo em vista, a relevância da pesquisa que teve como objetivos também analisar as práticas pedagógicas inclusivas e as ações atípicas do aluno TDAH/TOD sem tratamento médico na escola.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.