ESTUDANTE TDAH COM TRANSTORNO OPOSITOR E SUA INCLUSÃO

  • Simone Pereira dos Santos
  • Simone Guimarães Barros
  • GERSILEIDE PAULINO DE AGUIAR VILELA UNIVAR
  • Carlos David Rocha de Souza
  • Érika Kimberlly da Silva Almeida Araújo
Palavras-chave: TDAH. Transtorno opositor. Inclusão. Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apontar os resultados da pesquisa sobre o aluno TDAH com transtorno opositor e sua inclusão no 1º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamentalem que, foi realizada em escola da rede municipal de Barra do Garças-MT. O objetivo geral constituiu em compreender a interferência do comportamento do aluno TDAH com transtorno opositor em sua aprendizagem, e para isso, utilizou-se a pesquisa exploratória de abordagem qualitativa por ser possível ao pesquisador entender o comportamento das pessoas observadas, bem como obter dados reais do problema. Os procedimentos utilizados também foi a pesquisa bibliográfica em obras que analisam o tema e pesquisa campo que possibilitou a coleta e análise dos resultados obtidos. A entrevista semiestruturada veio apoiar no esclarecimento das informações conferindo-as um melhor entendimento. Tendo em vista, a relevância da pesquisa que teve como objetivos também analisar as práticas pedagógicas inclusivas e as ações atípicas do aluno TDAH/TOD sem tratamento médico na escola.

Publicado
2023-12-19
Seção
Ciências Humanas