A RELEVÂNCIA DAS FÁBULAS NA FORMAÇÃO MORAL E ÉTICA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A utilização de fábulas na educação infantil também contribui para o aprimoramento da linguagem e da comunicação. Ao ouvirem e discutirem as histórias, as crianças ampliam seu vocabulário, aprimoram a compreensão textual e desenvolvem habilidades de expressão oral. Também é possível explorar a estrutura narrativa das fábulas, discutindo elementos importantes para o trabalho com gênero textual. A presente pesquisa pretende avaliar a relevância da fábula na Educação Infantil no processo de alfabetização das crianças. A metodologia empregada para a realização deste artigo baseou-se em uma abordagem Descritiva-Exploratória, utilizando um método de pesquisa quanti-qualitativo para investigar a questão em foco. As técnicas de observação, entrevista e aplicação de questionário elaborado foram adotadas, seguindo uma sequência de passos organizados. A escolha das fábulas deve ser realizada com cuidado, considerando a idade e o nível de compreensão das crianças.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.