A RELEVÂNCIA DAS FÁBULAS NA FORMAÇÃO MORAL E ÉTICA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Morgana Kellen Lina de Sousa UNIVAR
  • MARCIA DE AMORIM Univar
Palavras-chave: Alfabetização; Linguagem; Lúdico; Desenvolvimento moral; Compreensão textual

Resumo

A utilização de fábulas na educação infantil também contribui para o aprimoramento da linguagem e da comunicação. Ao ouvirem e discutirem as histórias, as crianças ampliam seu vocabulário, aprimoram a compreensão textual e desenvolvem habilidades de expressão oral. Também é possível explorar a estrutura narrativa das fábulas, discutindo elementos importantes para o trabalho com gênero textual. A presente pesquisa pretende avaliar a relevância da fábula na Educação Infantil no processo de alfabetização das crianças. A metodologia empregada para a realização deste artigo baseou-se em uma abordagem Descritiva-Exploratória, utilizando um método de pesquisa quanti-qualitativo para investigar a questão em foco. As técnicas de observação, entrevista e aplicação de questionário elaborado foram adotadas, seguindo uma sequência de passos organizados. A escolha das fábulas deve ser realizada com cuidado, considerando a idade e o nível de compreensão das crianças.

Publicado
2023-12-28
Seção
Ciências Humanas