COMPARAÇÃO DO TREINAMENTO MUSCULAR EXPIRATÓRIO NA CAPACIDADE RESPIRATÓRIA ENTRE CRIANÇAS HÍGIDAS E COM FISSURA LÁBIOPALATINA: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
Abstract
Comparar o efeito de um treinamento muscular expiratório na capacidade respiratória de crianças hígidas e de crianças com fissura labiopalatina. Realizou-se um ensaio clinico randomizado em uma cidade no Sul do Brasil, incluindo sujeitos com idade entre três a 12 anos, divididos entre Grupo FLP e Grupo Controle. Dentro desses grupos, foi realizada a divisão aleatória dos sujeitos em mais dois grupos: Grupo Água e Grupo Respiron. Foram excluídos sujeitos com qualquer outra patologia. Os sujeitos foram avaliados pré e pós-intervenção, e em um follow-up de 3 meses. No grupo controle a média no follow-up foi significativamente maior (p<0,001), porém ambos os grupos apresentaram melhora na capacidade respiratória e na força muscular respiratória. Revelou-se que a população de crianças com FLP apresenta função pulmonar inferior em relação a crianças hígidas, mas pode ser muito beneficiada com o uso de incentivadores respiratórios.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.