AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS E DESAFIOS DO LETRAMENTO EM CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS

  • Cristina Alves Moreira Centro Universitário do Vale do Araguaia UNIVAR
  • Ludimila Aparecida Alves Gomes
  • Josiani Alves Moreira

Abstract

A presente pesquisa buscou analisar os desafios na implementação de práticas de letramento nas CMEIs de Barra do Garças, MT, com intuito de identificar oportunidades de melhoria para o desenvolvimento do letramento em turmas de crianças de 4 e 5 anos. A relevância desta pesquisa científica reside no letramento para a compreensão da língua oral e escrita onde as práticas de letramento devem ser iniciadas na primeira infância, sendo um assunto super em voga e que pode contribuir para os educadores(as) de Educação Infantil das CMEIs e Pré-escolas de Barra do Garças, MT. Para alcançar os objetivos propostos, foi adotada uma abordagem metodológica que consiste em pesquisa Descritiva-Exploratória com o método quanti-qualitativo, aplicação de questionário online elaborado e pesquisa bibliográfica que sustenta o assunto, a fim de resultados significativos. As considerações finais deste estudo são fundamentais na compreensão das práticas de letramento na sala de Educação Infantil.

Published
2025-11-10
Section
Ciências Humanas