CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE MULHERES CADASTRADAS EM UMA EQUIPE DE SAÚDE SOBRE A REALIZAÇÃO DO EXAME CITOPATOLÓGICO DO COLO DE ÚTERO

  • Alinne Oliveira da Silva Martins Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Katia Fernanda Alves Moreira Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR
  • Tomaz Daniel Menendez Rodriguez Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR
  • Vitor Fernandes Farias de Moraes Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Abstract

O exame citopatológico é uma forma eficaz, de baixo custo e indolor, para um prognóstico satisfatório, evitável, tratável e curável em quase sua totalidade. Entretanto, embora as diretrizes resguardem esse direito, ainda é perceptível paradigmas que minimizam a realização do exame pelas mulheres. O câncer do colo de útero (CCU) é desenvolvido na porção mais estreita da vagina, denominado como colo. O agente etiológico responsável por acometer essa região é o Papiloma Vírus Humano (HPV), transmitido por contato sexual desprotegido. O objetivo desta pesquisa foi avaliar conhecimento e prática de mulheres vinculadas a uma equipe de saúde da família na Zona Leste de Porto Velho-RO sobre o exame Papanicolau. Trata- se de um estudo tipo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa, a partir de um instrumento de pesquisa com variáveis socioeconômicas, vida sexual e conhecimento sobre o exame preventivo. Os resultados deste estudo demonstraram que somente 4, das 69 mulheres entrevistadas obtiveram conhecimento adequado sobre o tema, tendo como maiores impeditivos para adesão do exame a vergonha, o descuido com a própria saúde e o medo; a maioria delas não se vacinaram, desconhecem sobre o HPV, possuem inseguranças quanto a periodicidade e não souberam caracterizar a finalidade do exame. Portanto, esta pesquisa revela aspectos preocupantes em relação ao conhecimento e práticas das mulheres em relação ao exame preventivo e ao HPV. A maioria das mulheres entrevistadas mostrou conhecimento inadequado sobre o tema, o que pode resultar em atrasos no diagnóstico e tratamento precoce de doenças como o câncer de colo de útero.

 

Author Biographies

Alinne Oliveira da Silva Martins, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Membra associada ao Centro de Ensino e Pesquisa em Saúde Coletiva, Rondônia, Brasil, Enfermeira Residente em Saúde da Família.

 

 
Katia Fernanda Alves Moreira , Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Professora associada do Departamento de Enfermagem da Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE)/UNIR; Rondônia, Brasil; Enfermeira.  

 

 

 
Tomaz Daniel Menendez Rodriguez, Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Professor associado ao Departamento de Matemática da Docente do Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional - PROFMAT; Rondônia, Brasil; Matemático.

 

 
Vitor Fernandes Farias de Moraes, Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Membro associado ao Centro de Ensino e Pesquisa em Saúde Coletiva, Rondônia, Brasil, Enfermeiro Residente em Saúde da Família.

 

 
Published
2025-08-31
Section
Ciências da Saúde