INDICATIVOS AVALIATIVOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

CRITÉRIOS QUE SUBSIDIAM OS PADRÕES DE WORLD-CLASS UNIVERSITIES

  • Andreza Cipriani FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Caique Fernando da Silva Fistarol
  • Marcia Regina Selpa Heinzle
Palavras-chave: Ranqueamento, Qualidade, Educação Superior, Indicadores

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender a relação entre os indicativos de internacionalização utilizados em ranqueamentos universitários e os critérios que subsidiam o modelo de World-Class Universities. A metodologia qualitativa exploratório-descritiva utilizou a análise de matrizes de dados dos rankings RUF, ARWU e THE, além de um aporte teórico consolidado. Os resultados demonstram um alinhamento significativo entre os indicadores de internacionalização, predominantemente centrados em pesquisa e produtividade, e os critérios de World-Class Universities, que valorizam talento e recursos. Contudo, as considerações finais apontam que essa abordagem reduz a complexidade da universidade e pode desconsiderar missões sociais e contextos específicos, como o brasileiro, evidenciando a necessidade de uma avaliação mais plural e equitativa.

Publicado
2025-08-27
Seção
Ciências Multidisciplinares