SAMBA E CARNAVAL COMO MANIFESTAÇÕES DO PATRIMÔNIO AFRO-BRASILEIRO:

A FORÇA E A RESISTÊNCIA DA CULTURA NEGRA

Palavras-chave: Samba, Carnaval, Patrimônio, Cultura afro-brasileira

Resumo

A invenção da raça (Seyferth, 1995) pode ser elencada como parte da estratégia europeia para efetivar o projeto colonial de subalternização e opressão das populações ameríndias e africanas, com base em critérios raciais. A violência colonial direcionada aos corpos negros incidiu tanto no âmbito físico quanto religioso, epistemológico e cultural. Ante cenário de diáspora africana, a população negra enfrentou severos desafios para preservar os seus modos de vida e as suas tradições coletivas. Como práticas oriundas de representações negras no Brasil, o samba e o carnaval emergem no cenário nacional como manifestações culturais afro-brasileiras, que resistiram historicamente mesmo após severos ataques perpetrados pelos grupos brancos hegemônicos. O presente trabalho possui como objeto de estudo o samba e o carnaval, que se configuram como patrimônios afro-brasileiros, debatendo a sua relevância na sociedade contemporânea. A pesquisa utiliza metodologia dialética (Gil, 1999), de caráter qualitativa, com incursão nos métodos de procedimento histórico, bibliográfico e documental.

Biografia do Autor

Pamella Woodson Honorato, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pós-Graduada em Advocacia Cível pela FMP (FMP). Pós-Graduada em Direitos Humanos pela LEGALE (LEGALE). Pós-Graduanda em Direito da Família e Sucessões pela Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás - Regional Goiás (UFG). Graduada em Gestão de Segurança Pública pela Faculdade Integrada de Goiás (FIG). Advogada. Bolsista de Desenvolvimento e Inovação na Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual de Goiás (BISS/UEG).

Ricardo Oliveira Rotondano, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Docente do Curso de Direito e Vice-Coordenador do Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Publicado
2025-11-27
Seção
Ciências Humanas